Casa do Ancião
Santo Antônio

Em 1969, os senhores Pedro Teles de Menezes e José Pessoa de Carvalho Filho, dirigentes da Pia União de Santo Antônio na época, iniciaram a construção do Abrigo.
Essa construção foi se arrastando até janeiro de 1972, quando a Casa do Ancião Santo Antônio estava quase na sua fase de finalização.
Em 19 de março do mesmo ano, na presença de grande parte da população católica da cidade, foi inaugurada a tão esperada obra. Essa que tem como objetivo, em regime de internato, atender idosos, em sua grande maioria, desprovidos de ambiente familiar e que necessitam de atenção material, espiritual e reconforto, preceitos simples de dignidade numa fase tão difícil da vida: a terceira idade.
Em 1995, o presidente da Pia União e vigário da Paróquia Santo Antônio, Pe. José Van Esch, um dos idealizadores desse projeto e a quem o Abrigo rende todas as homenagens, realizou uma grande conquista, trazendo para administrar o Abrigo, as Irmãs da Misericórdia de Verona.
Sem nenhum interesse próprio e com total desapego, unicamente por amor a Deus e ao próximo, as freiras: Irmã Cecília Bellini, Irmã Gabriela Biagini (in memoriam) e Irmã Lucia Fantasia deram o ponta pé inicial para a grande transformação desse lar, dando ao mesmo uma identidade no cuidar e servir, preconizados nos mais singelos preceitos cristãos.
Em 1997, por decisão da congregação as Irmãs: Cecilia Bellini e Gabriela Biagini foram designadas para outra missão, permanecendo Irmã Lucia Fantasia e chegando as Irmãs: Luisa Sanjambela e Paola Saggiorato, dando continuidade ao desenvolvimento dos projetos, cujos resultados têm contribuído para amenizar cada vez mais o sofrimento daqueles que nada tem e encontram no Abrigo um lar e amparo dignos.
Vale ressaltar que, durante o tempo em que esteve em Quixeramobim, o Pe. José Van Esch esteve acompanhando, supervisionando e dando apoio aos projetos de melhorias encabeçadas pelas Irmãs da Misericórdia de Verona.
Os planos e busca de melhorias contínuas e qualidade de vida é comungado por todos que fazem o lar de idosos, desde quem está a frente da administração, passando pelos colaboradores da obra, leigos da misericórdia e voluntários.
Tendo a frente da administração hoje a Irmã Annamaria Moro, a Casa do Ancião é composta nos seus serviços por um médico, uma técnica em enfermagem, uma fisioterapeuta, uma terapeuta ocupacional, uma assistente social e dezenove auxiliares de serviço gerais além, como já exposto, colaboradores da misericórdia e voluntários no cuidar a uma clientela de 35 idosos.
No tocante a tudo isso, a Casa do Ancião Santo Antônio é provida financeiramente pela Congregação das Irmãs da Misericórdia de Verona, em parceria com a Prefeitura Municipal de Quixeramobim e também por uma pequena verba do Ministério da Ação Social.
Nossa história

